Artigo

Entenda a importância da fachada do seu comércio

Compartilhe:
Imagem
Marketing e Arquitetura
 
Um assunto vem tomando grande proporção com o passar dos anos entre arquitetos e profissionais do marketing, assunto esse responsável pelo levantamento da seguinte indagação: “Como o marketing e a arquitetura podem trabalhar juntos para melhorar as suas vendas?”. Na verdade não existe nenhum segredo por trás da resposta. É só pensarmos qual é a primeira coisa que vemos antes de adentrarmos uma loja, e sim, essa “coisa” é a fachada, a responsável por transmitir a primeira impressão do seu estabelecimento ao consumidor.
 
O diferencial de uma fachada bem elaborada
 
É importante que a fachada demonstre de forma clara ao cliente que tipo de produtos ou serviços são comercializados ali, a partir dessa demonstração, podemos trabalhar na melhor forma possível de cativar a atenção de pedestres, motoristas, ou até mesmo um passageiro, todos eles, clientes em potencial. A fachada é um elemento que possui um enorme peso de comunicação, por isso mantê-la limpa, nova e atraente, aumentam as chances de converter um simples curioso em um cliente.
 
Algumas fachadas para se inspirar
 
A seguir iremos mostrar algumas fachadas que atendem diferentes públicos e possuem uma arquitetura e design muito próximo das ideais.
 
E por que não começarmos com uma velha conhecida, as fachadas com letreiros de acrílicos, que podem levar uma iluminação por trás, para dar destaque e valor ao nome da marca.
 
 
 
Aqui abaixo temos um exemplo de fachada da CHANEL, que usa de artifícios visuais e da pintura para agregar valor à marca e dar um tom luxuoso, selecionando naturalmente seus clientes.
 
 
Um importante elemento que compõe algumas fachadas é a vitrine, que por sua vez pode ser utilizada de várias formas para atrair o público desejado, podendo estar decorada de acordo com a época do ano (meses festivos), de acordo com a nova coleção e podendo ser usada também como palco para contar uma história e engajar as pessoas.
 
Logo abaixo, temos uma vitrine reformada com a última coleção da loja. Percebe-se que há um padrão de mescla de cores, de modo que a que vitrine não fique muito poluída, mesmo carregando bastante informação.
 

 

Instituto da Face
 
Recente trabalho realizado pela AH Arquitetos. O conceito utilizado no projeto foi fazer a alusão a uma caixa de vidro a fim de representar a transparência com a qual o instituto trabalha. Para concretizar o conceito foi-se realizado um fechamento com volume de vidro que compôs o volume já existente na edificação. Na cobertura foi usada uma viga aérea trazendo elegância, robustez de forma sutil e leve.
 
 
Podemos ver a diferença entre os dois projetos, logo após a reforma, o instituto ganha um ar sofisticado e muito mais moderno do que sua antiga fachada.
 
 
Com todas essas informações apresentadas, esperamos que você tenha percebido o quão importante é a constante manutenção e reforma das fachadas. Esperamos contar com sua presença. Qualquer dúvida, entre em contato conosco e agende um horário para podermos atender todos os seus interesses!
 

 

Comentários